meta content='design,moda,fashionismo,curiosidades,SPFW,notícias do mundo,desfiles,estilo,lançamentos,semana de moda#39; name='description'/> BPX design & fashionismo: Minas antecipa verão 2013 - Leveza e sustentabilidade

A esperança é o Senhor...


" Bendito o homem que confia Senhor; e cuja a esperança é o Senhor, porque será como árvore plantada junto às águas, que estende suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas sua folha fica verde, e no ano de sequidão não se afadiga nem deixa de dar fruto"
JR 17- 7.8


quarta-feira, 25 de abril de 2012

Minas antecipa verão 2013 - Leveza e sustentabilidade





A nova diretora criativa do evento Mary Arantes, da grife Mary Design, disse que a escolha de cores leves foi para se pensar no papel que a moda .... Foto: Agência FotoSite
A nova diretora criativa do evento Mary Arantes, da grife Mary Design, disse que a escolha de cores leves foi para se pensar no papel que a moda desempenha em relação à sustentabilidade e preservação da natureza
Foto: Agência FotoSite
Comentar Rosângela Espinossi
Direto de Belo Horizonte
O desfile de abertura da 10ª edição do Minas Trend Preview, que antecipa o verão 2013, fez jus ao tema do evento: Leveza. Com Marcelo Serrado e Milena Toscano na plateia, a cantora Marina de la Riva se apresentou ao vivo com um vestido preto plissado, contrastando com as cores dos 29 looks desfilados: branco, off-white, bege e alguns toques dourados.
A nova diretora criativa do evento Mary Arantes, da grife Mary Design, disse que a escolha de cores leves foi para se pensar no papel que a moda desempenha em relação à sustentabilidade e preservação da natureza. Por isso também a passarela exibia montes de retalhos de tecidos. Ns cabeça das modelos, chapéus tipo esculturas produzidos com jornal, pela cooperativa de artesãs mineiras Futurarte; bolsas de saco de cimento de Rogério Lima, que usa o material há anos; e vestidos e saias com rendas e placas de Pet ou franjas de acetado reciclado.
Mas engana-se quem pensa que as cores leves, para seguir o tema, tenha deixado as peças básicas. Não é o estilo mineiro. Assim, bordados, brilhos, rendas, volumes sobrepostos em babados plissados (como o vestido desfilado pela transexual Carol Marra), misturas de materiais e texturas mostram que a cultura barroca ¿ tendência forte nas passarelas internacionais ¿ mantêm-se firme e forte na moda de Minas. Não faltaram, porém, silhuetas limpas e comprimentos variados, dos mais curtos aos longos. ¿Quisemos mostrar que a roupa sustentável também é chique e elegante¿, disse a stylist do desfile Mariana Sucupira.
O minimalismo das tonalidades também foi contraposto com os poderosos acessórios que compunham os looks. Palas e golas com brilhos, além de colares enormes meio tridimensionais, mais uma vez provam que a moda mineira não perde a vocação exuberante sempre aliada ao seu rico artesanato.
O pé na sustentabilidade acabou gerando o programa Zero Waste, ou Desperdício Zero, em que se pretende implantar a coleta seletiva das sobras das confecções de Belo Horizonte para serem recicladas. ¿A ideia também é tentar evitar o máximo de sobras. Hoje, no Brasil, de 15% a 20% dos tecidos são descartados após o corte das peças¿, disse Mary Arantes, que substitui Ronaldo Fraga na curadoria e na direção criativa do evento.
O Minas Trend Preview abre oficialmente nesta quarta-feira para o público do setor e prossegue até dia 28 com a feira de negócios. Até sexta-feira (27) haverá mais 21 desfiles.





Bordados, brilhos, rendas, volumes sobrepostos em babados e plissados reforçaram a mineirice da coleção.


Branco, off-white, bege e alguns toques de dourados dominaram a passarela
                            

Créditos para; moda.terra.com.br - Para mais, informações acesse o site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo! Opine, comente, este espaço é seu.
Obrigada por visitar o BPX, volte sempre!